A maior usina solar da América

A maior usina solar da América Latina é construída na Bahia. Mais exatamente em Tabocas do Brejo Velho, município do extremo oeste, a 800 quilômetros da capital. Batizado de projeto Ituverava, o empreendimento da italiana Enel Green Power tem previsão de funcionamento estimada para meados de 2017. Com capacidade de 254 MW (megawatts) a produção anual de energia esperada é de 500 GWh (gigawatts/hora).
A Enerray do Brasil, empresa que pertence à Seci Energia do Grupo Industrial Maccaferri, por meio da Enerray Usinas Fotovoltaicas, foi a escolhida pela Enel Green Power para a construção da usina.
“Acreditamos que o Brasil representa uma grande oportunidade por ser um mercado com perspectivas de crescimento muito significativas a médio e longo prazo. Iniciar nossos negócios com a construção da maior usina fotovoltaica no país é uma conquista que nos enche de orgulho e demonstra a importância que o Brasil terá para nós”, disse Michael Scandellari CEO Enerray.
A Enerray do Brasil está localizada na cidade de Jundiaí, a 50 km de São Paulo.
Com menos de 15 mil habitantes (segundo o IBGE, 11.430 pessoas), Tabocas do Brejo Velho ainda registra intenso fluxo migratório. Para São Paulo, principalmente. Com informações da Agência Estado e IBGE.

BENEFÍCIOS DA USINA SOLAR

As usinas de energia solar produzem energia limpa e renovável a partir da luz do sol. Embora o seu investimento inicial seja alto a manutenção é baixíssima, a vida útil é muito longa (mais de 30 anos) e o sol não custa nada. Se o governo estivesse investindo nesta fonte de energia desde 2001 quando houve a primeira grave crise de energia (“o apagão”) hoje as nossas contas de luz não estariam subindo tanto devido a falta de chuva e o uso desenfreado das poluentes e caras usinas termoelétricas.